segunda-feira, 1 de setembro de 2008
A história das estórias...
Ora:
MIL IMAGENS
Não é a imagem de 2 palavras? AS
domingo, 31 de agosto de 2008
Bia e o Bernardo
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Mulheres na Arte
No mesmo espaço, outra ideia muito interessante para desenvolver apenas nas disciplinas das áreas artísticas.
Não te posso ver nem pintado
[ 15 set ]
"Um novo percurso pela Colecção Berardo, através das dificuldades em (re)fazer pintura, particularmente figurativa, depois das grandes rupturas na arte do século XX."
Vou partilhando não só as ideias mas também os projectos que vou realizando na sala de aula.
www.museuberardo.com
A não perder...
Exposição Desenhos de Escritores
[ 01 set | 02 nov ]
"De um auto-retrato de Baudelaire a um auto-retrato de Artaud, de um desenho erótico de Jouve a uma fotografia de Fleischer, do mau gosto de Max Jacob a uma vista campestre de George Sand. A exposição Desenhos de Escritores revela um lado desconhecido de alguns dos mais notáveis autores da história literária."
Os registos gráficos de escritores, serão um bom motivo para realizar um projecto interdisciplinar entre as disciplinas das áreas das Línguas e das Artes, do 3º ciclo e ensino secundário. Esboçar um projecto desta natureza no âmbito do Projecto Curricular de Turma, no caso do 3º ciclo, poderá ser uma forma de promover as competências gerais e específicas
domingo, 24 de agosto de 2008
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Bom, não creio no pessimismo isto é, penso que a nossa natureza é essencialmente acreditar que o que nos rodeia não pode ser assim tão mau. No fundo, bem no fundo acreditamos que o futuro será benevolente e sorridente e que isto que vivemos presentemente, não passa de um mau momento. Está bem, estão a pedir-me que defina "momento". Pois um momento dos GRANDES, não sabemos quando terminará.
Vamos abrir a janela e se ela se fechar sem a nossa ajuda é porque estamos a atravessar um "buraco negro", uma janela não se fecha sozinha, ou será que fecha?
AS
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Colagem, pastel de óleo sobre cartolina. Algumas das mais bonitas que os meus alunos produziram no ano lectivo 2007/2008
Este trabalho começou com um desafio: a partir de um fragmento da cara, recortado e colado na cartolina, deveriam criar uma obra que reflectisse o seu "eu".
Os resultados foram claramente surpreendentes e partilho mais alguns com quem quiser também surpreender-se. Falta dizer que são alunos do 9º ano e por isso foram capazes de se distanciar-se tão bem da realidade. Obrigado a todos!
As notícias transportam-nos todos os dias para um espaço_tempo que desejo esquecer que existe. Rodeada por coisassobreArte que me aquecem o coração e espantam a minha alma, os meus olhos desejam uma realidade de silêncios iguais aos de Edward Hopper.
Chega de barulho, vivam os silêncios!
A palavra não é ruído, a palavra é sabedoria!
Chega de ruído
Cheira a MAR!
AS
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Um olhar renovado todos os anos sobre coisas da vida e o estado do amarelo e verde no cinzentismo da nação. Pedi ao amarelo que me dissesse onde estava o verde, ao que respondeu, "aqui, cá está ele" e para meu espanto, ali estava ele. Sobrevivera ao olhar sedento de mar, azul, tal como o imaginamos. É verdade?
Não, não, é mais uma mentira de quem pensa dizer apenas verdades? Mas que verdades?
A do amarelo ou a do verde?
É mais um olhar, só isso, apenas isso!
Coisas sobre Arte
A minha arte e a do outro porque é nele que me revejo, retalhos que partilho, embora preocupada com uma visão que poderá ser reducionista, porque se trata da minha obviamente.